Quando adquirimos um veículo, além de preocuparmos com sua manutenção, também temos que nos preocupar com seus documentos. Em todo caso no nosso país existem várias pessoas que não pagam nem IPVA nem licenciamento de seu veículo, sendo que isso não é raro de acontecer.
Em todo caso o Governo de cada estado oferecem muita facilidades para que as pessoas consigam pagar o documento de seu veículo, sendo que muita das vezes até mesmo os despachantes parcelam por conta própria a divida do veículo com o estado. Quando isso acontece o despachante paga o valor total com o dinheiro da empresa e parcela para o cliente cobrando um pequena taxa de juros.
IPVA qual a melhor forma de pagar?
Como dito acima, alguns estados o próprio Governo um parcelamento aos contribuintes, para que eles não tenham que recorrer a nenhuma instituição como no caso dos despachantes que muita das vezes não é um bom negócio.
Por outro lado, alguns Estados não oferecem tanta facilidade aos contribuintes, sendo que muita das vezes o contribuinte tem que enfrentar grandes filas no Detran ou Ciretran de sua cidade para que possa emitir o boleto para ser pago. Essa é a principal dificuldade do contribuinte, principalmente no momento corrido que vivemos, onde ninguém tem tempo para nada.
Em todo caso existem formas simples de pagar seu IPVA, claro se o Detran de seu Estado oferecer esses serviços. Em todo caso o cliente pode optar por pagar diretamente no caixa eletrônico de seu banco, e até se não for cliente, ele pode pesquisar quando vai cair a parcelar comparando com o numero final de sua placa e depois pagar, tudo isso pelo caixa eletrônico.